PROJECTOS

eventos

30
Mar

MERCADO ALEMÃO: POTENCIALIDADES E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO

A AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, no âmbito do projecto InterAVEIRO, que se encontra a ser desenvolvido em parceria com a CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e com a UA- Universidade de Aveiro e aprovado ao abrigo do Programa Operacional da Região Centro, Centro 2020 apoiado pelo FEDER, Sistema de Apoio a Acções Colectivas “Internacionalização” vai realizar, nas suas instalações, no dia 30 de Março pelas 14h15, um Seminário intitulado: “Mercado Alemão: potencialidades e oportunidades de Negócio”.

A Alemanha é um dos principais parceiros comerciais de Portugal e o principal investidor directo estrangeiro em termos industriais e, por ser um mercado desenvolvido e competitivo, são muitas as potencialidades que poderão reforçar esse relacionamento, com oportunidades de negócio em praticamente todos os sectores de actividade para as nossas empresa, com destaque para a indústria farmacêutica, a têxtil, a da borracha e plásticos, os têxteis-lar, as frutas, os legumes, os vinhos, o calçado, as cerâmicas e porcelanas e as utilidades domésticas, entre outros.

Nesse sentido, este seminário tem como principal objectivo dar a conhe4cer o mercado alemão, um mercado estratégico e com elevado potencial para a introdução de produtos portugueses.

Contamos com a sua presença!
Este Seminário é de participação gratuita, mas com inscrição obrigatória.

Local: Aida - Auditório

Horário: 14h15 - 17h00

programa

14h15 Recepção dos participantes

14h30 Sessão de Abertura

AIDA | FERNANDO CASTRO | Presidente da Direcção

14h45 Principais erros a não cometer nos negócios com o mercado alemão
CCILA - Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã| HELGA BARREIROS
Gestão Serviços & Projetos
15h15 A diáspora portuguesa na Alemanha e a sua importância no apoio à internacionalização das empresas portuguesas
Conselho da Diáspora Portuguesa | Representante *

15h45 Potencialidades, oportunidades e dificuldades do mercado
AICEP Portugal Global | ANA CRISTINA SILVA – Desk de mercado, Alemanha

16h15 Casos de Sucesso

MADALENO, LDA | Sara Madaleno | Administradora
SOLINTELLYSYS | João Figueiredo | Adminstrador
16h45 Debate

17h00 Encerramento

adicionar à sua agenda

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

30
Mar

SESSÃO DE TRABALHO: COMO FAZER UM ELEVATOR PITCH

A AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, no âmbito do projecto InterAVEIRO, que se encontra a ser desenvolvido em parceria com a CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e com a UA- Universidade de Aveiro e aprovado ao abrigo do Programa Operacional da Região Centro, Centro 2020 apoiado pelo FEDER, Sistema de Apoio a Acções Colectivas “Internacionalização” vai realizar, nas suas instalações, no dia 30 de Março pelas 10h00, uma Sessão de Trabalho sobre como fazer Elevator Pitch no mercado da Alemanha.

Se quisermos descrever o que é um “Elevator Pitch” no mundo empresarial podemos dizer que consiste em descrever a nossa proposta de valor num minuto.

Mas de onde vem este conceito? Este conceito nasceu nos EUA e resulta da necessidade de aproveitar a oportunidade de uma viagem de elevador com o CEO da empresa para lhe “vender” uma ideia. Como os edifícios nos EUA são altos, esse tempo pode demorar entre 1 e 3 minutos.

Transposto para o mundo dos negócios, o elevator pitch é uma forma concisa e motivadora de descrever o nosso produto, serviço ou empresa.

Quando bem executada é:

Memorável;
Aumenta a credibilidade;
e a Probabilidade de concretização dos objetivos.

Na sessão para além de aprofundarmos o conceito e a importância do Elevator Pitch na vertente empresarial, iremos também treinar a técnica para se fazer um bom Elevator Pitch.

Da parte da tarde, com inicio às 14h15, irá decorrer um Seminário intitulado “ Mercado Alemão: Potencialidades e Oportunidades de Negócio”, pelo que o convidamos igualmente a participar neste evento.

A participação, quer no Elevator Pitch, quer no Seminário “Mercado Alemão” é gratuita, mas com inscrição obrigatória.

ORADORA:

MARGARIDA GONÇALVES
Possui mais de 15 anos de experiência em Consultoria, tendo realizado mais de 75 projetos de consultoria, incluindo nas áreas de estratégia, organização, recursos humanos e finanças.
Como formadora tem participado em diversos programas de desenvolvimento de competências de Liderança, Gestão de Equipas, Empreendedorismo, Internacionalização e Elevator Pitch.

Local: Aida

Horário: 10h00 - 13h00

adicionar à sua agenda

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

07
Apr

B2B - Tour D'Europe - Palermo - 7 Abril 2017 - Alimentação e Bebidas

Vimos por este meio informar que vai decorrer o evento Tour d’Europe Palermo que terá lugar em Palermo – Itália, a realizar dia 7 de Abril de 2017, e do qual a AIDA, através da Enterprise Europe Network é Co-Organizadora. Durante este evento, vai poder estar em contacto directo com envolventes da área alimentar (agentes, distribuidores, comerciantes, etc) com o objectivo dos compradores italianos conhecerem produtores de toda a Europa, de acordo com as necessidades demonstradas. Assim, será possível realizar encontros de negócios entre as empresas participantes, e será uma excelente oportunidade para encontrar parceiros de negócio.
Este evento é organizado por membros da rede europeia de apoio às empresas "Enterprise Europe Network" da Comissão Europeia.

VANTAGENS DA PARTICIPAÇÃO NO TOUR D’EUROPE PALERMO:

- Encontro de negócios entre as empresas participantes;
- As reuniões são agendadas pela organização;
- A escolha dos parceiros com quem haverão reuniões é feita pelo participante (a partir do local que pretender), baseando-se para isso na visualização de perfis de candidatos para as reuniões;
- Ao longo de todo o processo é realizado um acompanhamento personalizado por parte da organização.

SECTORES ABRANGIDOS:
- Sector alimentar e Agro-Alimentar e das bebidas

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:
- Participação gratuita para visitantes e participantes no Matchmaking;
- Deve fazer registo e criação do perfil de cooperação;
- O perfil deve ser descritivo, detalhado e conter fotografias dos produtos (para cativar os possíveis parceiros a marcar reuniões);
- No caso de participar, e após registo, se receber um pedido de manifestação de interesse, deve responder sim ou não;
- Antes do evento se realizar vai receber a sua agenda de reuniões;
- Viagem, estadia e alimentação, são por conta do participante;
- Registo até 31 de Março.

Horário: 9h00 - 18h00

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

11
Apr

SESSÃO DE TRABALHO Balanced Scorecard para a Sustentabilidade

A integração do Balanced Scorecard para uma gestão sustentável nas empresas é uma ferramenta que permite integrar aspectos relacionados com a sustentabilidade no processo estratégico propiciando, assim, vantagens competitivas.
Nesse sentido a AIDA irá realizar uma sessão de trabalho sobre o tema, a 11 de Abril, das 14h15 às 18h, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.
Nesta sessão a realizar, em parceria com o Município de Oliveira de Azeméis, será igualmente apresentado o Espaço Digital de conhecimento para a sustentabilidade, que inclui um ROADMAP para a Sustentabilidade, onde constam entidades com responsabilidades e competências em áreas de sustentabilidade (organismos oficiais, think tanks de referência, ONG, empresas de rating, entidades do sistema científico e tecnológico, entre outras).
A sessão com entrada gratuita e inscrição obrigatória, terá como oradora Tina Teucher, sendo a abertura dos trabalhos assegurada por Isidro Figueiredo, Presidente do Município e Fernando Castro, Presidente da Direcção da AIDA.
No decurso da sessão será assegurado o serviço de tradução.


CONTEÚDOS:
Breve introdução ao Balanced Scorecard: Sistema KPI (Indicadores chave de desempenho) para avaliação da performance da empresa
Integração dos aspectos ambientais no Balanced Scorecard
Desenvolvimento de um Balanced Scorecard para uma gestão sustentável da empresa - Caso prático
Importância da inclusão dos aspectos ambientais e sociais na estratégia da empresa
As perspectivas: financeira, clientes, processos internos, aprendizagem e desenvolvimento
Perspectivas para o controle/monitorização da sustentabilidade


ORADORA

TINA TEUCHER MBA em Gestão de Sustentabilidade na Univ. Luneburg.
É especializada em responsabilidade social corporativa, gestão da sustentabilidade e diálogo com stakeholders, empresas e organizações.
Foi editora-chefe do fórum Nachhaltig Wirtschaften (Fórum de Negócios Sustentáveis), em cooperação com a Associação Alemã de Gestão Ambiental.
É jornalista freelancer para vários meios de comunicação, entre os quais a revista FUNDRAISER.
Recebeu um Prémio para a direcção do filme sobre alterações climáticas e energias renováveis (Clips Award 2010).
Publicou livros sobre sustentabilidade e política ambiental internacional.
Realizou palestras sobre sustentabilidade, RSE, e-mobilidade, responsabilidade em Grandes Empresas vs. PME, Educação para o Desenv. Sustentável, Gestão da Sustentabilidade, Negócios Sociais e Empreendedorismo.


O evento realiza-se no âmbito do QUALIFY, projeto cofinanciado do COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Local: Biblioteca Municipal Oliveira de Azeméis

Horário: das 14h15 às 18h

adicionar à sua agenda

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

12
Apr

Sessão Informativa ECO INOVAÇÃO uma abordagem diferenciadora

A AIDA irá realizar, na manha, do próximo dia 12 de Abril, nos Paços do Concelho de Águeda, uma sessão informativa sobre Eco-Inovação na gestão de produtos e serviços no contexto empresarial, enquanto elemento indutor da diferenciação e competitividade da empresa.

O evento a realizar em parceria com o município de Águeda, abordará os principais conceitos e práticas para a aplicação da Eco-inovação na gestão de produtos e serviços, sendo igualmente identificadas as oportunidades e os desafios implícitos ao desenvolvimento dos produtos e serviços que apresentem soluções mais inovadoras, eficientes e sustentáveis, no contexto nacional e internacional.

O evento tem entrada gratuita com inscrição obrigatória.

A intervenção de Tina Teucher será efectuada em inglês, sendo a documentação entregue em português.


ORADORES

TINA TEUCHER
MBA em Gestão de Sustentabilidade na Univ. Luneburg.
É especializada em responsabilidade social corporativa, gestão da sustentabilidade e diálogo com stakeholders, empresas e organizações.
Foi editora-chefe do fórum Nachhaltig Wirtschaften (Fórum de Negócios Sustentáveis) em cooperação com a As. Alemã de Gestão Ambiental.
É jornalista freelancer para vários media (revista FUNDRAISER).
Recebeu um Prémio para a direcção do filme sobre alterações climáticas e energias renováveis - Clips Award 2010.
Publicou livros sobre sustentabilidade e política ambiental internacional.

JOSÉ RUI SOARES
Licenciado em engenharia electrotécnica (Inst. Sup. Técnico da Univ. Lisboa), com Programa de Alta Direcção de Empresas (AESE Escola de Negócios).
Especialista em inovação, empreendedorismo e desenvolvimento de negócios.
Partner e co-fundador da BTEN S.A., foi vice-presidente da Whatever SGPS onde liderou projectos de empreendedorismo e inovação.
Projectos em que participou: WAVE - Wireless Acess In Vehicular Environment; Vehicle Infraestructure Integration nos EUA enquadrado pela OMNIAIR-IBTTA e a Brisa Inovação, tendo acompanhado o teste em ambiente real na Northwest Parkway; PISTA para teste da interoperabilidade Pan-Europeia do sistema embarcado (OBU) da Via Verde; UBI Medical no âmbito da dinamização de processos de transferência de tecnologia, centrados no empreendedorismo de base tecnológica, inovação e modelos de negócio; ASA ANJE Startup Accelerator no âmbito do projecto PIP ?Plataforma de Inovação e Empreendedorismo.
Foi responsável pela solução Brisa-SGMP baseada na arquitectura Service Oriented Architecture.

MAFALDA CORREIA
Pós-Graduada em Planeamento Ambiental e Ordenamento do Território na óptica da UE, Mestrado em Avaliação Ambiental Estratégica e Especialização em Gestão de Empresas.
Experiência em sistemas de gestão ambiental e ordenamento do território, SIG, inovação e empreendedorismo.
É colaboradora da BTEN para a área de sustentabilidade empresarial, empreendedorismo e inovação, anteriormente foi consultora na Augusto Mateus & Associados.
Projectos em que participou: Implementação e Gestão de Ecoparques, Implementação de um Sist. Gestão para a inovação LNEG; Elaboração de um Manual para a Sustentabilidade Empresarial; Estudos relativos ao Ordenamento de Act. Económicas (IKEA, Ria de Aveiro), Atractividade e Potencialidade dos Clusters Agroalimentar, Economia do Mar, Cidades Inteligentes, Tecnologias de Produção e Turismo para as Empresas TICE.

Local: Paços do Concelho de Águeda

Horário: 09h15 às 12h35

programa

09h15 Recepção dos Participantes

09h30 Sessão de Abertura
Gil Nadais | Presidente do Município de Águeda
Fernando Castro | Presidente da Direcção da AIDA

09h40 O PARADIGMA EM MUDANÇA | Tina Teucher
A necessidade de mudança e transformação
A destruição criativa das empresas
Identificação das principais “megatendências”
Identificação de oportunidades para desenvolvimento de planos de negócio
Diferentes tipologias de eco-inovação - Redesenhar para responder a necessidades funcionais
Algumas metodologias/ferramentas de abordagem

11h00 Coffee break de Networking

11h15 DA MUDANÇA AO SUCESSO
Apresentação de um Estudo de Caso Eco-Inovador | José Rui Soares - B’TEN
Construção de um Roadmap para a Eco-Inovação – trabalho prático | Mafalda Correia - B’TEN

12h35 Encerramento

adicionar à sua agenda

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

21
Jun

FIN - FEIRA & FÓRUM INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS

A AIDA – Associação industrial do Distrito de Aveiro através da Enterprise Europe Network e a Associação de Jovens Empresários Portugal-China (AJEPC) estão, pela primeira vez este ano, a organizar a Feira & Fórum Internacional de Negócios - China Países de Língua Portuguesa e Espanhola (FIN), a decorrer na Exponor, entre 21 e 23 de junho de 2017.

A FIN 2017, constitui uma oportunidade para os empresários portugueses promoverem os seus produtos e serviços na China e nos Países de Língua Oficial Portuguesa e Espanhola, dando possibilidade às nossas empresas de exporem os seus produtos e serviços, a baixo custo, no stand de Portugal (informação em anexo).

Para além do stand de Portugal destacam-se os referentes à China ( com integração das RAEM de Macau e Hong Kong) e dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

Acreditamos que esta iniciativa impulsionará o estabelecimento de parcerias e protocolos de cooperação com vista à concretização de negócios e incremento das trocas comerciais entre os blocos regionais representados.

Local Realização

Condições de Participação

Local: EXPONOR - MATOSINHOS

Horário: 9h00 - 18h00

adicionar à sua agenda

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

22
Apr

B2B - Hannover Messe

Vimos por este meio informar que vai decorrer o evento de Matchmarking internacional que terá lugar em Hannover - Alemanha - durante a HANNOVER MESSE a maior feira industrial do mundo - que se realizará de 24 a 28 de Abril de 2017 e do qual a AIDA, através da Enterprise Europe Network é Co-Organizadora. Durante este evento poderá entrar em contacto com novas perspetivas de negócio a nível internacional, assim como, realizar encontros de negócios entre as empresas participantes, sendo esta uma excelente oportunidade para encontrar parceiros de negócio. Este evento é organizado por membros da rede europeia de apoio às empresas "Enterprise Europe Network" da Comissão Europeia.

VANTAGENS DA PARTICIPAÇÃO NO B2B – Hannover Messe 2017:

- 5 dias de encontros de negócios para alicerçar ligações para colaboração internacional entre empresas;
- portunidade de criar modelos de negócio e inovar os formatos mais tradicionais
- Troca de experiências e conhecimento com outros parceiros internacionais

SECTORES ABRANGIDOS:

- Automação Industrial (Automação de Fábricas e Processos, Soluções de Sistemas e TI Industrial)
- Fábrica digital ((Sistemas integrados de energia e mobilidade)
- Fornecimento Industrial (Soluções Inovadoras de Subcontratação e Construção Leve)
- Investigação e Tecnologia ((I&D e Transferência de Tecnologia)

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:

- Registo após 24 de Fevereiro: Expositores: 95,00€; Visitantes: 100,00€

INSCREVA-SE AQUI

Local: Hannover

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

06
Jun

FEIRA SUBCONTRATACIÓN' 2017 - BILBAO (ESPANHA) - 6 A 8 DE JUNHO DE 2017

No âmbito do Programa Portugal2020, projecto INOV_MARKETII, a AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro encontra-se a organizar, através de um “stand colectivo de Portugal”, a participação nacional na FEIRA SUBCONTRATACIÓN 2017, que terá lugar de 6 a 8 de Junho em Bilbao, Espanha, sendo que a deslocação deverá ocorrer de 5 a 9 de Junho no sentido de assegurar a logística inerente ao stand.

Com periodicidade bianual, a SUBCONTRATACIÓN - Feira Internacional de “Processos e Equipamentos para a Fabricação”, tem tido um papel decisivo e relevante no estabelecimento de relações comerciais quer com compradores nacionais quer internacionais, oferecendo a possibilidade, de num único espaço, contactar e identificar os parceiros certos, proporcionando às empresa mais e maiores oportunidades de negócios (consulte o site: http://subcontratacion.bilbaoexhibitioncentre.com).

A feira, está projectada para as PME que trabalham na área da subcontratação industrial e direccionada a sectores chave da economia como o sector automóvel, máquinas e ferramentas, ferroviário, aeronáutico, energia e bens de equipamento, entre outros.

Em paralelo, e pela primeira vez, no mesmo período, irão decorrer os salões FITMAQ; PUMPS; VALVES; MAINTENANCE BILBAO; FERROFORMA E ADDIT3D, o que constitui uma mais valia e uma oportunidade para alargar a V/ base de contactos comerciais.

As empresas que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis para PME’s. Abaixo consulte as condições de participação, com os custos associados, condições de elegibilidade bem como ficha de inscrição que deverão preencher, assinar e enviar por esta mesma via.
Devido à elevada procura, as inscrições serão recepcionadas por ordem de chegada e serão confirmadas após o pagamento respeitante à Vossa participação.

Os interessados deverão inscrever-se preferencialmente até ao dia 3 de Março. NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

Ficha de Inscrição

Condições de Participação

Local: Bilbao

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.