PROJECTOS

eventos

29
Jun

SESSÃO DE INFORMAÇÃO - FEIRA MARKET PLACE AMÉRICAS 2017

A AIDA vai realizar, no próximo dia 29 de Junho pelas 16h00, nas suas instalações, uma sessão de informação sobre a Feira MarketPlace Américas2017.

Esta acção tem como principal objectivo dar a conhecer as oportunidades, mais valias e vantagens que esta Feira oferece, nomeadamente pelas reuniões que proporciona com potenciais importadores, para as empresas inseridas nos sectores de material escolar, escritório, arte, trabalhos manuais, informática, mobiliário de escritório e escolar entre outros produtos gráficos.

O evento conta com as presenças do Dr. Pedro de Sousa Santos, Correspondente Associado para a Europa da entidade organizadora a revista Latino – Americana “EL Papel” e do Dr. Manuel Mexia, International Business manager da empresa Bi-silque, um dos grandes patrocinadores oficiais do evento.

A participação é gratuita mas obriga a inscrição!
Inscrições: Ficha de Inscrição.

Local: Salão Nobre - AIDA

Horário: 16h00 - 18h00

adicionar à sua agenda

Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

30
Jun

ATELIER DE INOVAÇÃO | Aprenda a Elaborar um Plano de Negócios


A AIDA - Associação Industrial no Distrito de Aveiro, encontra-se a dinamizar o ATELIER DE INOVAÇÃO - APRENDA A ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS, iniciativa integrada no projeto APE - Aveiro PME Empreende, que pretende estimular o lançamento de novos negócios em sectores de média e alta tecnologia ou serviços intensivos em conhecimento, com elevada probabilidade de sucesso.

Este é um atelier de desenvolvimento de empreendedores, pragmático, hands-on e intensivo, que permite aos participantes uma imersão na identificação de necessidades, formulação de problemas, debate de soluções, validar ideias de negócio e desenvolver um plano de negócio com base em metodologias de desenho e validação de modelos de negócio inovadores.

Trata-se de um Programa direcionado para:

  • Candidatos a empreendedores;
  • Empreendedores iniciantes;
  • Empreendedores em Empresas Startup;

  • Os participantes deverão possuir um perfil técnico ou de gestão, e constituírem-se em Equipas de 1 a 4 elementos.

    De referir que existe Nº máximo de Equipas participantes: 5 Equipas

    Ao longo do ATELIER os participantes aprenderão a identificar oportunidades, a gerar ideias, desenhar/desenvolver propostas de solução, executar um MVP (Produto Minímo Viável) e a testá-lo, a gerir o processo e a evoluir.

    O ATELIER será realizado através de DUAS sessões dinâmicas e interativas que pretendem clarificar aspetos fundamentais, como:

     


    As sessões, de participação gratuita, irão dividir-se da seguinte forma:

    1ª Sessão - Criação e Teste de Proposta de Valor (30 de Junho 2017)

    2ª Sessão - Consolidação e Elaboração do Plano de Negócios (07 de Julho 2017)

    Estas sessões são promovidas pela B'TEN - Business Talent Enterprise Network, uma empresa de consultoria operacional especializada em gestão da inovação, crescimento e eficiência empresarial que tem um papel relevante no apoio ao empreendedorismo, internacionalização, e gestão sustentável.

    Inscreva-se: Ficha de Inscrição.


    Local: Auditório da AIDA

    Horário: 09:00 às 18:00

    programa


    PROGRAMA 1ª SESSÃO | 09:00 - 13:00 | Almoço Livre | 14:30 - 18h00 | 30 DE JUNHO 2017

    CRIAÇÃO E TESTE DE PROPOSTA DE VALOR

    PARTE I - DA IDEIA AO NEGÓCIO

    - Estruturação do modelo de negócios, com foco na proposta de valor e nos segmentos de clientes

    - Aplicação da Tela do Modelo de Negócios (BMC - Business Model Canvas)

    - Conceito de MVP

    - Pitch

    - Análise do meio envolvente

    - Aplicação da Tela da Envolvente do Modelo de Negócios (BME - Business Model Environment)

    - Pitch

    PROGRAMA 2ª SESSÃO | 09:00 - 13:00 | Almoço Livre | 14:30 - 18h00 | 07 DE JULHO 2017

    CONSOLIDAÇÃO E ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS

    PARTE II - CONSOLIDAÇÃO DO NEGÓCIO

    - Análise SWOT

    - Aplicação da Matriz com Quadrantes de Diagnóstico e Quadrantes de Ação

    - Pitch

    - Plano de Negócios o que é e para que serve

    - Análise preliminar da viabilidade

    - Conceito de IRL

    - Pitch final

    adicionar à sua agenda

    Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

    03
    Jul

    JANTAR-DEBATE “Implicações do Acordo de Paris e as PME portuguesas”

    A AIDA convida V/ Exª para o Jantar-Debate subordinado ao tema “Implicações do Acordo de Paris e as PME portuguesas”.
    O evento decorre a 3 de Julho, no Olaria EFTA restaurante, em Aveiro, e conta com a presença do Senhor Ministro do Ambiente, Mestre João Pedro Matos Fernandes e do Sr. Professor Doutor Carlos Borrego, Catedrático da Universidade de Aveiro.
    Iniciativa no âmbito do QUALIFY, projecto ‘cofinanciado’ pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER

    ORADORES>

    João Pedro Matos Fernandes
    Ministro do Ambiente

    • Licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Univ. Porto e concluiu o Mestrado em Transportes no Instituto Superior Técnico.
    • Foi Presidente do Conselho de Administração da Águas do Porto.
    • Foi assessor do Conselho de Administração das empresas Terminais do Norte e Portos do Norte (Grupo Manica), assumindo funções de gestão do Porto de Nacala em Moçambique.
    • Foi Docente do Instituto Superior Técnico (Infraestruturas) e do Instituto Superior de Transportes (Impactes Energéticos e Ambientais dos Transportes). Leccionou como convidado em mestrados nas Univ.Porto, Técnica de Lisboa e de Nápoles.
    • Foi Presidente da Associação dos Portos Portugueses.
    • Foi Presidente do Conselho de Administração da Administração do Porto de Viana do Castelo desde a sua criação (janeiro de 2009) até maio de 2012.
    • Foi Vogal do Conselho da Administração dos Portos do Douro e Leixões e Presidente do Conselho de Administração da Administração dos Portos do Douro e Leixões.

    Carlos Borrego

    • Professor Catedrático de Engenharia do Ambiente na Universidade de Aveiro.
    • Há mais de 40 anos que trabalha no domínio do ambiente e clima, representando Portugal em organizações científicas nacionais e internacionais (CE, NATO, FSE, FCT...), bem como em comissões de investigação e avaliação de estratégia ambiental e de desenvolvimento sustentável.
    • Foi Ministro do Ambiente e Recursos Naturais (XI e XII Governos), Vice-Reitor da Universidade de Aveiro e atualmente é Diretor do Dep. Ambiente e Ordenamento da UA, Delegado Nacional ao Programa-Quadro de Investigação & Inovação (I&I) sobre “Ação Climática e Ambiente” da EU, é também Diretor da EURASAP (European Association for the Science of Air Pollution).
    • Coordena o Grupo de investigação em Emissões, Modelação e Alterações Climáticas – GEMAC, estando envolvido em vários projetos de investigação em avaliação de impacto ambiental, gestão da qualidade do ar, simulações em túnel de vento, exposição a poluentes atmosféricos e saúde humana, mitigação e adaptação às alterações climáticas, investigação e inovação sobre economia circular, desenvolvimento sustentável.
    • Como Diretor do IDAD-Instituto do Ambiente e Desenvolvimento, unidade de interface da UA para cooperação com a Sociedade, desenvolve atividade e consultoria profissional, coordenando uma grande variedade de tipologias de projetos: monitorização ambiental (unidades de incineração, complexos químicos, aeroportos); avaliação ambiental estratégica (rede ferroviária de alta velocidade, projeto Portugal Logístico para as cadeias logísticas e de transporte); seleção de locais (novo aeroporto de Lisboa, instalações de gestão de resíduos e de águas residuais); política ambiental (estudos de apoio à decisão do governo).
    Inscrição: Entrada gratuita com inscrição obrigatória.
    Limitada a 1 representante/emp., estando sujeita à capacidade da sala
    Data limite Inscrição: 27 Junho 2017
    T. 234 302 497 – Informações | Celeste Claro
    T. 234 302 494 – Inscrições | Isabel Caçoilo

    Local: Olaria EFTA Restaurante | Aveiro

    Horário: das 19h00 às 23h00

    adicionar à sua agenda

    Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

    04
    Jul

    Gestão de Marcas como Diferencial Competitivo


    A AIDA, vai realizar no dia 04 de Julho uma Sessão subordinada ao tema: "Gestão de Marcas como Diferencial Competitivo".

    Esta Sessão, tem como finalidade apresentar o projecto conjunto IQ PME - “Eficiência Organizacional e Fortalecimento de Marcas”, que tem como objectivo apoiar as PME a adoptarem metodologias inovadoras na Gestão Organizacional e na Criação de Marcas e Design, por forma a reforçarem o seu posicionamento no mercado interno e externo.

    As empresas aderentes usufruem de um incentivo a fundo perdido de 40%, para a realização de diagnósticos de branding especializados, planos individualizados e operacionalização da concepção das Marcas.

    A participação é gratuita mas sujeita a inscrição.

    Inscreva-se: Ficha de Inscrição.

     

    Local: Auditório da AIDA

    Horário: 11H00 às 12H30

    programa


    11h00

    Recepção dos Participantes

    11h15 - 12:30

    APRESENTAÇÃO DO PROJECTO IQPME

    Objectivos, Condições de Participação e Vantagens

    CRIAÇÃO OU REFORÇO DE MARCAS

    Factor Diferenciador de Competitividade nas PMEs

    Walk by Walk

    Sessão de Perguntas e Respostas

    adicionar à sua agenda

    Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

    06
    Jul

    MERCADO DOS EUA: Condicionantes, Oportunidades e Particularidades

    A AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, no âmbito do projecto InterAVEIRO, que se encontra a ser desenvolvido em parceria com a CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e com a UA- Universidade de Aveiro e aprovado ao abrigo do Programa Operacional da Região Centro, Centro 2020 apoiado pelo FEDER, Sistema de Apoio a Acções Colectivas “Internacionalização” vai realizar, com o apoio do Município de Estarreja, no próximo dia 6 de Julho, pelas 15h30, em Estarreja no Centro de Negócios –Eco Parque Empresarial, o seminário intitulado “Mercado dos EUA: Condicionantes, Oportunidades e Particularidades”.

    O relacionamento entre Portugal e os EUA tem vindo a conhecer um período de crescimento e consolidação quer ao nível económico quer político. O comércio tem vindo a crescer e a ter novos desenvolvimentos. Portugal deixou de ser apenas um país exportador para passar também a ser um investidor directo, um receptor de investimento e um importante parceiro na área da investigação científica e tecnológica.

    Os EUA é um mercado com cerca de 320 milhões de consumidores e constitui-se como a maior economia mundial. Com um conjunto de empresas de renome internacional e um mercado interno com forte poder de consumo, apresenta-se como um excelente pólo para os investimentos estrangeiros e um importante mercado para o comércio internacional português de bens e serviços. Entre os principais produtos de oportunidade poder-se-ão destacar as máquinas e aparelhos, produtos alimentares, bebidas, vestuário, fileira casa, têxteis lar, calçado, TICE, energias renováveis e metais comuns, todos estes sectores apresentam no distrito de Aveiro forte capacidade exportadora.

    É igualmente conhecido o peso da diáspora portuguesa, factor indutor de mais valias no estreitamento de negócios entre os dois países.

    Nesse sentido, este seminário procurará informar, debater, mobilizar, sensibilizar e promover junto das empresas participantes as oportunidades de negócio e investimento que o mercado norte americano oferece ao tecido empresarial português.

    Evento de participação gratuita, mas sujeito a inscrição. Contamos com a sua presença!

    Local: Estarreja - Centro de Negócios

    Horário: 15h30 - 17h30

    programa

    PROGRAMA

    15h30 - Recepção dos participantes

    15h45 Sessão de Abertura
    AIDA
    Dr. Diamantino Sabina - Presidente da Câmara Municipal de Estarreja *

    16h00 O Futuro das Relações Portugal - Estados Unidos da América
    Ben Rockwell - Conselheiro económico e político da Embaixada dos EUA e Consulado em Portugal

    16h30 A diáspora portuguesa nos EUA e a sua importância no apoio à internacionalização das empresas portuguesas
    Margarida Gonçalves - Partner da Leadership Businesse Consulting

    17h00 Testemunhos Empresariais
    Rogério Santos - CEO da empresa MEGADIES

    17h30 Debate

    Encerramento

    * A confirmar

    adicionar à sua agenda

    Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

    13
    Jul

    Sessão do Programa Capitalizar

    CONVITE O Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira, e a Associação Industrial do Distrito de Aveiro têm a honra de convidar V. Exa. para a sessão do Programa Capitalizar, dedicada à divulgação das medidas e apoios disponíveis às empresas.

    O evento realiza-se no dia 13 de Julho, às 10h00, no auditório da AIDA, sito na Rua da Boavista, Zona Industrial da Taboeira, Alagoas, Aveiro.

     

     


    PROGRAMA

    10h00 Abertura | Presidente da AIDA, Fernando Paiva de Castro
    10h15 Apresentação do Programa Capitalizar e estado de execução das medidas | Presidente da Estrutura de Missão para a Capitalização das Empresas, José António Barros
    10h45 Debate e Questões da Audiência
    11h45 Encerramento | Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira


    Entrada gratuita com inscrição obrigatória.

    Agradece-se confirmação da presença até às 15h do dia 12 de Julho para o e-mail i.cacoilo@aida.pt

    Local: AIDA

    Horário: das 10h00 às 12h00

    adicionar à sua agenda

    Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

    13
    Jul

    ALMOÇO| Fomentar o Networking entre os Empresários

    A AIDA convida V/ Exa .para o almoço subordinado ao tema “Fomentar o Networking entre os empresários” objectivando a criação de parcerias e sinergias tendo em vista o desenvolvimento e crescimento de novos negócios com profissionais das mais diversas áreas.

    O almoço irá acontecer no dia 13 de Julho, das 12h às 15h, nas instalações da AIDA e contará com a presença do Senhor Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Ferreira.
    O evento realiza-se no âmbito do Projecto QUALIFY, ao abrigo do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, cofinanciado pelo PORTUGAL2020 e COMPETE2020, apoiado pelo FEDER.

    Inscrição: Entrada gratuita com inscrição obrigatória, estando sujeita a uma pré-selecção e à capacidade da sala.
    Limitada a 1 representante/empresa.

    Data limite Inscrição: 10 Julho 2017
    T. 234 302 497 – Informações | Celeste Claro
    T. 234 302 498 – Inscrições | Isabel Caçoilo

    Horário: das 12h às 15h

    adicionar à sua agenda

    Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

    09
    Jul

    MISSÃO EMPRESARIAL AOS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS - DUBAI

    No âmbito do Projeto Conjunto INOV_MARKETII, candidatura apresentada ao Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME e apoiado pelo FEDER no âmbito do Portugal 2020, a AIDA, vai realizar, uma Missão Empresarial aos Emirados Árabes Unidos/ Dubai para o período de 9 a 13 de Julho de 2017.

    As empresas participantes terão uma agenda de contactos personalizada e elaborada por um consultor especialista local, de acordo com os seus interesses e sectores de actividade. A Missão será cofinanciada pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE2020), pelo que as PME que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis.

    O Dubai será a cidade anfitriã da exposição mundial EXPO2020, fato que tem associado vários investimentos, designadamente a construção de diversas infraestruturas e de outros projectos que deverão, no total, rondar os 9 biliões de dólares.

    Os Emiratos Árabes Unidos, com uma localização estratégica altamente competitiva na região do Golfo, constituem-se como o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do globo, reexportando cerca de 50% das suas importações para as regiões geográficas subjacentes (Médio Oriente, Ásia e África) e especialmente para a Arábia Saudita, Irão, Qatar, Bahrein, Kuwait, actualmente com importantes projectos e investimentos em curso.

    Aceda às condições de participação e de elegibilidade bem como Ficha de Inscrição que deverão preencher, assinar e enviar, impreterivelmente, até dia 12 de Junho de 2017.

    Ficha de Inscrição

    Condições de Participação

    Local: Dubai

    Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

    05
    Sep

    Missão Empresarial a Cuba - Havana - 05 a 09 de Setembro 2017

    A AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, está a organizar uma Missão Empresarial a Cuba, Havana, para o período de 05 a 09 de Setembro de 2017, que visa proporcionar não só novas oportunidades de negócio bem como a diversificação de mercados.

    Esta acção encontra-se integrada no Projeto Conjunto INOV_MARKETII, candidatura apresentada ao Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME e apoiado pelo FEDER no âmbito do Portugal 2020.

    A Missão será cofinanciada pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE2020), pelo que as PME que reunirem os requisitos obrigatórios, de acordo com o expresso nas condições de participação, serão reembolsadas, até ao máximo de 50% das despesas elegíveis.

    O novo paradigma económico e empresarial de Cuba, potencia o desenvolvimento de oportunidades em sectores como o das energias renováveis, indústria de moldes ou agroindustriais, construção, resíduos, têxteis e calçado, turismo e saúde, entre outros.

    A nova lei do investimento direto estrangeiro (lei 118 de 29 de Março 2014) permitiu um novo paradigma com a constituição de empresas com capital totalmente estrangeiro, a criação da zona económica especial de Mariel, a cerca de 45 Km de Havana, uma região com cerca de 465 quilómetros de área, com um porto de águas profundas, com capacidade de um milhão de TEU medida-padrão (representa a capacidade de carga de um contentor marítimo normal, de 20 pés de comprimento, por 8 de largura e 8 de altura) muito focado nos serviços e indústrias verdes e com benefícios fiscais superiores ao resto de Cuba, são factos que suscitam novas oportunidades para as empresas Portuguesas.

    Assim, a Missão Empresarial a Cuba visa possibilitar às empresas Portuguesas, de todos os sectores de actividade, o estabelecimento de contactos com empresas Cubanas, através de uma agenda totalmente personalizada.

    Aceda às condições de participação e de elegibilidade bem como Ficha de Inscrição. A inscrição deverá ser efectuada, impreterivelmente, até dia 30 de Junho de 2017.

    Local: Havana

    Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.

    12
    Nov

    FEIRA MARKETPLACE AMÉRICAS 2017

    Vai realizar-se, em Miami, Florida, no DoubleTree By Hilton & Convention Center, no período de 13 a 16 de Novembro, a MarketPlace Américas2017, uma organização da revista Latino – Americana “EL Papel”, especializada nos sectores de material escolar, escritório, arte, trabalhos manuais, informática, mobiliário de escritório e escolar entre outros produtos.

    Trata-se de um evento/feira cujo formato é o ideal para a construção de relações de negócio com importadores, compradores e distribuidores (com capacidade de decisão junto de todos os vendedores), maioritariamente, provenientes da América Central, América do Sul e Caribe (aceda a alguns testemunhos, nomeadamente portugueses, no site: http://www.marketplace-americas.com

    Visando proporcionar às empresas apoio no seu processo de internacionalização para estes países da América Latina (20 países), nomeadamente apoio ao aumento das suas exportações, a AIDA encontra-se a preparar, no período de 12 a 16 de Novembro 2017, uma deslocação de empresas dos sectores mencionados e com interesse nestes mercados.

    A Marketplace-Américas, já na sua 12ª edição, tem uma visão clara dos mercados, possibilitando às nossas empresas um contacto directo e privilegiado com alguns dos melhores importadores latino americanos e cujo objectivo, ao participarem no evento, é o de comprar in locco, sendo esta uma oportunidade para construir uma rede, segura e eficaz, de contactos que no futuro se traduzam em negócios efectivos.

    As empresas participantes, para além de poderem expor os seus produtos, têm reuniões de negócios personalizadas entre vendedores de todo o mundo e compradores de todo o continente Latino-americano, concentrando, num só local e num só período,os mais importantes compradores (empresas importadoras - distribuidoras, retalhistas, grandes cadeias) selecionados pela sua trajectória, cobertura, capacidade de compra e reputação nos pagamentos.

    Esta acção poderá vir a ser financiada no âmbito do Projecto INOV_MARKETII, candidatura em análise e submetida ao abrigo do AVISO nº 21/SI/2016 de 27 de Setembro de 2016, apresentada ao abrigo do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e apoiada pelo FEDER, pelo que as empresas poderão beneficiar de 50% das despesas elegíveis.

    Certos de que estes mercados vêm ao encontro dos objectivos da V/ empresa e de modo a podermos identificar o interesse desta iniciativa junto dos sectores de actividade, enviamos o link para as Condições de Participação e para a Ficha de Inscrição, que deverão preencher e enviar por esta mesma via, até ao próximo dia 11 de Julho.

    Local: Miami, Florida

    Para se inscrever, deve fazer login ou registar-se como novo utilizador.